segunda-feira, 24 de setembro de 2012

As escrituras revelam: satanás está preso


 Quando Jesus já estava com seu ministério cumprido, Ele exclama dizendo: “É chegada a hora de ser glorificado o filho do homem” (João 12,23), logo em seguida Jesus faz uma declaração de que modo havia de morrer e faz uma revelação:
Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. Isto dizia, significando de que modo havia de morrer.” (João 12, 31-33)

A análise

Para fazer uma perfeita compreensão quanto ao assunto, é preciso analisar minuciosamente o significado das duas palavras ditas por Jesus: Agora e príncipe.


Vamos examinar a palavra "Agora"
[Do lat. hac hora, ‘nesta hora’.]
Advérbio.
1. Neste instante, neste momento, nesta hora:

 Vamos examinar a palavra "Príncipe"

Substantivo masculino.
1.Filho ou membro de família reinante.
2.Filho primogênito do rei.
3.Chefe de principado (2).
4.Consorte da rainha, nalguns Estados.
5.Título de nobreza, em alguns países.

Vamos destacar o seguinte significado para a análise:
6.O primeiro ou mais notável em talento ou em outras qualidades.
Fonte: Dicionário Aurélio

Em Ezequiel 28, 12, vê-se um detalhe fundamental sobre as características desse anjo, e também do porquê da sua queda:

”Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.”
Vemos aqui o seguinte detalhe: A formosura significa que no céu, satanás era admirado pelas capacidades que tinha, sendo ele de uma competência absoluta, de um intelecto grandioso, e de um raciocínio tremendo. E era essa a forma absoluta em que ele era visto por todas, sendo admirado por todo o céu, e isso fez com que ele se iludisse, e se ensoberbecesse.
 Vemos aqui também o porquê do título “príncipe deste mundo, citado por Jesus, pois, devido às capacidades que tinha, e que depois de ser lançado por terra, procurou de todas as formas se opor a Deus, tanto que entre um dois seus títulos encontramos o de “antiga serpente”. Não esquecendo que foi no céu, que houve a maquinação e o consequente pecado, como está escrito.
Dessa forma vemos claramente que satanás, embora se achando o tal, mesmo sem saber sempre só esteve complementando o propósito de Deus, porém esquecendo que parte da sua sentença era rastejar sobre seu próprio ventre o que quer dizer que ele seria escravo do seu próprio ego, e o seu ego então seria o seu próprio deus (Gn. 3.14). 
  
Logo vemos claramente que quando Jesus, em João 12,31, afirma: “agora será expulso o príncipe deste mundo”, Jesus não estava se referindo a ele próprio, como muitos interpretam erroneamente, e sim se referia ao príncipe deste mundo, satanás, que Jesus disse que não tinha nada nele (João 14,30), ou seja, satanás, naquele exato momento foi preso (Apoc 20:1- 3), e está preso, e será solto somente no tempo determinado, no tempo em que a seguinte profecia se cumprir: “O quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caíra sobre a terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como fumaça de uma grande fornalha; e com a fumaça do poço escureceram-se o sol e o ar”.  (Apocalipse 9: 1,2)

O engano

Vemos a verdade quando João fala em apocalipse relatando que satanás foi preso pelo seguinte motivo: “para que não enganasse mais as nações” (Apoc: 20,3), e isso para que se cumpra a palavra de Jesus afirmando que: “E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim”. (João 12:32 ).
Hoje as escrituras testificam: “Não vos enganeis, meus amados irmãos”. (Tiago 1:16)


3 comentários:

  1. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu humilde blog, Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
  2. Olá irmão Silva Junior, paz !
    Esse artigo chamou-me a atenção pelo título.
    Sei que impossível sermos unânimes em todos os pontos doutrinários e teológicos, mas dicordo dessa interpretação porquê entra em contradição com o que Paulo disse em 2ªCor 2:11 "Não ignoramos os seus ardis" (ardis de Satanás)e também em Efésios 4:27 "Não deis lugar ao Diabo" e também no próprio livro de Apocalipse está escrito que "Satanás nos acusa de dia e de noite diante do nosso Deus" Apoc.12:10 alpem de muitíssimas outras referências que mostram que ele esta soltinho, e se ele estivesse preso... quem que está pondo o mundo de pernas para o ar? rsrsrs
    Fica aí a minha opinião, só se eu entendi errado suas colocações sobre isso.

    Paz em Cristo
    Ezequiel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz Ezequiel. Fico contente com a sua opinião, mesmo divergente. Sobre a questão, satanás está mesmo preso, é só irá sair dessa prisão no tempo determinado por Deus, está lá em apocalipse, fala sobre o abadon. Quanto a questão dele ser citado por Paulo e outros discípulos, indico um vídeo falando sobre esse mesmo assunto, inclusive se encontra no blog, o vídeo se chama: satanás, eu sou o meu maior inimigo, nesse estudo voce verá de que forma se apresenta hoje esse diabo.
      A paz

      Excluir